domingo, fevereiro 13, 2011

Evolução Harley -Davidson

Em um mundo onde a cada ano as marcas japonesas lançam um novo motor, existe um marca que mantem viva a tradição, cada novo motor Harley -Davidson fica em média 15 anos no mercado. Desde a criação do famoso motor de 2 cilindros em V a 45º refrigerado a ar, a busca da montadora foi sempre aperfeiçoar o mesmo.

Depois das fases de testes da montadora, foram 7 as revisões maiores nos motores Harley-Davidson.

*Motores Flathead - Sua fabricação foi desde 1929 até 1974, trata-se de um motor sem valvulas no cabeçote, elas ficavam localizadas ao longo do motor, abriam-se para cima em uma câmara ao lado da câmara de combustão, a maior caracteristica desses motores com certeza é a simplicidade, um motor Flathead tinha 742cm³ e gerava 22cv.


*Motores Knucklehead - São variações do Flathead produzidas entre 1936 e 1947, podiam ser de 990cm³ e render 40cv ou 1200cn³ e render 45cv.


*Motores Panhead- Fabricados de 1948 a 1965, são muito famosos entre os Harleyros, tendo variações entre 990cm³ gerando 50cv e 1200cm³ gerando 55cv. Os motores Panhead são superiores aos Knucklehead por possuirem cabeçotes em aluminio e linhas de óleo internas ao contrario das externas do knucklehead.



*Motores Shovelhead - Os famosos Shovelhead, fabricados entre 1966 e 1985, eram de 1200cm³ e podiam render até 60cv.


*Motores Evolution - Fabricados de 1984 a 1999, tinha a cilindrada de 1340cm³, gerando 70cv.


*Motores Twin Can 88 - Tendo inico a sua produção em 1999, foi o motor Harley-Davidson mais produzido entre todos, seu nome vem do motor ter dois comandos no bloco para acionar as valvulas, Com exatamente 1450cm³ os motores Twin Can rendem 80 cv, ainda refrigerado a ar, o Twin Can tem valvulas no cabeçote acionadas por hastes e balancins, alem disso tambem foi criada a versão 88B do motor, lançanda em 2000, trazia duas árvores contra-rotativas de balanceamento, e tinha como objetivo reduzir a vibração, muito famosa entre as motos Harley-Davidson.


*Motores Revolution - Os unicos motores Harley-Davidson realmente diferentes, ao invés da inclinação dos cilindros a 45º, os motores Revolution tem inclinação de 60°, além disso é refrigerado a água, é um motor menor com 1130cm³, porem tem o curso muito mais curto, isso lhe permite girar a 9000 rpm e render aporximadamente 115cv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário