quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Lynyrd Skynyrd - Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd [1973]





As raízes do Lynyrd Skynyrd se deram na metade da década de 1960, quando colegas de escola e conhecdos se juntaram para fazer um som. Após ter vários nomes, chegaram à Lynyrd Skynyrd - uma forma diferenciada de se fazer referência ao professor de ginástica

do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Gary Rossington e do baterista Bob Burns, que suspendia os alunos justamente pelos seus longos cabelos. Não se sabe a reação do professor, mas que eternizaram o cara, isso é fato.



Após muitos ensaios, shows, tentativas de contrato com gravadoras e mudanças de line-up, os caipiras de Jacksonville foram descobertos pelo multi-instrumentista e produtor Al Kooper, que garantiu um contrato na MCA Records para os mesmos, que já estavam predestinados ao sucesso.


"Pronounced 'leh-'nerd 'skin-'nerd", "Pronounced" ou simplesmente o álbum auto-intitulado, foi um petardo revolucionário e digno de ser ovacionado, pois realizou uma espécie de evolução com o trabalho anteriormente apresentado por conjuntos como The Allman Brothers Band, cruzando Rock n' Roll com Blues e Country de uma forma madura, consistente, com refrões cantaroláveis e solos de guitarra impressionantes.





01. I Ain't The One
02. Tuesday's Gone
03. Gimme Three Steps
04. Simple Man
05. Things Goin' On
06. Mississippi Kid
07. Poison Whiskey
08. Free Bird
Ronnie Van Zant - vocal
Gary Rossington - guitarra solo em 2 até 5 e 7, guitarra base
Allen Collins - guitarra solo em 1 e 8, guitarra base
Ed King - baixo, guitarra base, guitarra solo em 6
Billy Powell - teclados, piano, órgão Hammond
Bob Burns - bateria


Músicos adicionais:
Al Kooper (Roosevelt Gook) - baixo em 2 e 6, mellotron em 2 e 8, mandolin em 6, órgão em 4, 7 e 8
Robert Nix - bateria em 2
Bobbi Hall - percussão em 3 e 5
Steve Katz - gaita em 6



Nenhum comentário:

Postar um comentário