O Metallica foi um dos precursores do thrash metal norte americano, no início dos anos 80. O Slayer era mais pesado, o Megadeth era mais louco, e o Anthrax era mais “rapper”. Mas tinha algo no Metallica que o fazia especial: eles eram pesadamente geniais de um jeito que nenhuma das outras bandas conseguia ser. Seu som tinha refrões de fazer o povo gritar nos shows (The Four Horsemen), tinha riffs de guitarra de entortar pescoço (Seek and Destroy) e uma bateria furiosa que acompanhava direitinho tudo o que o frontman James Hetfield fazia, tanto nos vocais como nas guitarras. Uma cozinha especial e diferente do tradicional formato baixo/bateria.
O embrião do thrash metal mostra como, no início dos anos 80, os estilos do rock pesado ainda não havia se diversificado. Quando participaram da coletânea Metal Massacre, em 1982, o Metallica dividiu espaço com bandas como Black’n’Blue e Bitch, que mais tarde contribuíram para a formação do hard rock farofa. O thrash marcou uma vertente toda especial, com a trupe de Hetfield puxando o cortejo.
Com Kill ‘em All eles foram rápidos e pesados; com Ride the Lightning eles experimentaram um lirismo nas composições até então inusitado (Fade to Black); com Master of Puppets eles se consagraram a maior banda de metal do mundo; com ...And Justice For All eles se reinventaram em função da morte de Cliff Burton, então baixista e compositor do grupo junto com James Hetfield (voz e guitarra) e Lars Ulrich (bateria).
O embrião do thrash metal mostra como, no início dos anos 80, os estilos do rock pesado ainda não havia se diversificado. Quando participaram da coletânea Metal Massacre, em 1982, o Metallica dividiu espaço com bandas como Black’n’Blue e Bitch, que mais tarde contribuíram para a formação do hard rock farofa. O thrash marcou uma vertente toda especial, com a trupe de Hetfield puxando o cortejo.
Com Kill ‘em All eles foram rápidos e pesados; com Ride the Lightning eles experimentaram um lirismo nas composições até então inusitado (Fade to Black); com Master of Puppets eles se consagraram a maior banda de metal do mundo; com ...And Justice For All eles se reinventaram em função da morte de Cliff Burton, então baixista e compositor do grupo junto com James Hetfield (voz e guitarra) e Lars Ulrich (bateria).
Eis que, em 1988, eles participaram do festival Monsters of Rock, na California, como segunda atração do dia, depois do Kingdom Come e antes de Dokken, Scorpions e tendo como headliner ninguém menos que o Van Halen (turnê OU812). Quando o Metallica entrou no palco, o público ficou enfurecido, destruindo o tapume que separava o povão da área vip e promovendo um quebra quebra com cadeiras voando, mosh e tudo o mais que pode ser considerado true metal. Eles estavam todos ali não para curtir as atrações principais, mas para ver o Metallica detonar com tudo. A banda ganhou o festival para si.
Assim, eles experimentaram pela primeira vez o gostinho do mainstream. E quiseram atingir o mundo, com altas vendagens de discos e turnês mundiais em arenas para milhares de pessoas. Mas, para isso, precisariam mudar seu som, já que o thrash da bay area não tinha o apelo comercial necessário. Optaram pelo hard rock, já então saturado pelos excessos dos músicos do estilo.
Assim, eles experimentaram pela primeira vez o gostinho do mainstream. E quiseram atingir o mundo, com altas vendagens de discos e turnês mundiais em arenas para milhares de pessoas. Mas, para isso, precisariam mudar seu som, já que o thrash da bay area não tinha o apelo comercial necessário. Optaram pelo hard rock, já então saturado pelos excessos dos músicos do estilo.
Viajaram para o Canadá e recrutaram para a produção do próximo disco ninguém menos que Bob Rock, responsável pela produção do multiplatinado Dr. Feelgood do Motley Crue. E fizeram um excelente disco de hard rock, com duas baladas (Unforgiven e Nothing Else Matters) e uma cadência mais lenta que o usual nas demais canções (Wherever I May Roam, Enter Sandman e Don’t Tread on Me). Deixaram de lado os dedilhados que os tornaram famosos em ...And Justice For All e os bumbos duplos de bateria foram bastante contidos.
Track List
01. Enter Sandman
02. Sad But True
03. Holier Than You
04. The Unforgiven
05. Wherever I May Roam
06. Don’t Tread On Me
07. Through The Never
08. Nothing Else Matters
09. Of Wolf And Man
10. The God That Failed
11. My Friend Of Misery
12. The Struggle Within
James Hetfield (guitarras e vocais)
Lars Ulrich (bateria)
Kirk Hammet (guitarras)
Jason Newsted (baixo)
01. Enter Sandman
02. Sad But True
03. Holier Than You
04. The Unforgiven
05. Wherever I May Roam
06. Don’t Tread On Me
07. Through The Never
08. Nothing Else Matters
09. Of Wolf And Man
10. The God That Failed
11. My Friend Of Misery
12. The Struggle Within
James Hetfield (guitarras e vocais)
Lars Ulrich (bateria)
Kirk Hammet (guitarras)
Jason Newsted (baixo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário