sábado, setembro 24, 2011

David Bowie e Stevie Ray Vaughan – The Rehearsal Tapes (aka Dallas Moonlight) [1983]



Resolvi garimpar alguma coisa sobre essa fase tão obscura do Camaleão Bowie com Stevie Ray Vaughan em sua banda e encontrei essa verdadeira preciosidade.

Gravado em 23 de abril de 1983, em Dallas, Texas, aqui estão as gravações do ensaio para a turnê que nunca aconteceu. A Serious Moonlight Tour.

David Bowie, um dos músicos com o maior senso de timming da história do rock, viu que o jovem Stevie Ray Vaughan estava ressuscitando o blues nos grandes charts. Depois de centenas de evoluções e ramificações do estilo nos anos 70, o texano estava chamando muita atenção do grande público com seu timbre de guitarra limpo, quase twang, fruto da combinação Fender Stratocaster/ Fender Twin Reverb (ou qualquer outro amp valvulado Fender) associado aos licks clássicos de Albert King e Buddy Guy.
A empreitada parecia perfeita: Bowie entraria nos anos 80 com cara nova enquanto o jovem Stevie Ray conseguiria a atenção necessária para alavancar definitivamente a sua carreira. Era a fome encontrando a vontade de comer.

Dessa parceria saiu o disco Let’s Dance, de David Bowie. Porém, duas questões sempre me intrigaram:

1) Onde, exatamente, está a guitarra de Vaughan no disco? A mixagem simplesmente esconde o trabalho do texano e, se considerarmos que existem outras participações, como a do guitarrista Nile Rodgers (Chic, que também produziu o álbum) bem como pouquíssimos solos, encontrar o timbre de Vaughan nas músicas acaba sendo um trabalho de pesquisa;

2) Por que, afinal, nunca houve uma tour de Bowie com Vaughan na banda, se sabemos que eles chegaram a ensaiar para ela.

"No livro da biografia de David Bowie, ele conta que SRV não pode ir para a tour porque houve um desentendimento entre o produtor de Stevie e os produtores do Bowie, onde o produtor de Stevie queria que ele ficasse em solo americano para que fosse dado inicio ao seu disco de estréia o mais rápido possível, pois o produtor já havia dado entrada neste processo de gravação, e isto de fato aconteceu, mas no livro, conta que foi um momento muito triste, disse o então o baixista da banda, Carmine Rojas, que Stevie chegou a estar no táxi a caminho do aeroporto, mas enquanto eles descarregavam as bagagens, Stevie recebe um telefonema de seu produtor, e ele mesmo querendo viajar, tem sua passagem cancelada e fica impedido de embarcar, então Stevie volta sozinho no mesmo táxi que o leva até o aeroporto com aquela sensação de tristeza no ar que contagiou a todos"."

Pois as perguntas acabam sendo bastante difíceis de responder. Mas o que lhes trago aqui é a gravação dos ensaios, como todo o repertório que depois seria executado ao vivo sem Stevie. As guitarras são proeminentes e Bowie dá total liberdade ao texano para executar suas firulas. Nem os fabulosos solos originais de Mick Ronson foram respeitados. E seria difícil fazê-lo, afinal, todos sabemos que os solos de Stevie Ray Vaughan são fruto da pura inspiração do momento.

Entao, caros leitores do Imotorhead, fiquem com essa jóia raríssima e aproveitem...

Track List

Cd 1

1. Star (3:23)
2. Heroes (5:05)
3. What In The World (3:54)
4. Look Back In Anger (3:01)
5. Joe The Lion (3:00)
6. Wild Is The Wind (4:59)
7. Golden Years (4:15)
8. Fashion (3:22)
9. Lets Dance (5:23)
10. Red Sails (3:55)
11. Breaking Glass (3:09)
12. Life On Mars (3:51)
13. Sorrow (2:45)
14. Cat People (Putting Out Fire) (4:19)
15. China Girl (5:35)
16. Scary Monsters (Super Creeps) (3:51)
17. Rebel Rebel (2:24)
18. I Can't Explain (2:39)
19. White Light White Heat (4:41)

Cd 2

1. Station To Station (9:07)
2. Cracked Actor (3:20)
3. Ashes To Ashes (3:58)
4. Space Oddity (4:36)
5. Young Americans (5:29)
6. Soul Love (3:07)
7. Hang Onto Yourself (3:23)
8. Fame (4:15)
9. TVC15 (4:16)
10. Stay (7:11)
11. Jean Genie (6:15)
12. Modern Love (5:19)

David Bowie (vocais e guitarra)
Carlos Alomar (percussão)
Tony Thompson (bateria)
Frank e George Simms (backing vocais)
Steve Ray Vaughan (guitarras)
Carmine Rojas (baixo)
Dave Lebolt (teclados)
Lenny Pickett, Steve Elson e Stan Harrison (sopros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário