
Pouca gente sabe que, quando Stevie Ray Vaughan começou sua carreira de blues man, seu irmão mais velho Jimmie já detonava na cena texana com seu grupo The Fabulous Thunderbirds.
Stevie tentava o reconhecimento a todo custo, tendo gravado inclusive com David Bowie no multiplatinado Let’s Dance. Quando sua carreira ao lado do Double Trouble passou a chamar a atenção do mundo, o irmão mais novo de Jimmie foi aclamado como o responsável pela revitalização do blues, tão menosprezado naqueles excessivos anos 80. Alguns até o chamaram de o novo Hendrix e essas bobagens que aparecem quando um talento desponta.
Stevie tentava o reconhecimento a todo custo, tendo gravado inclusive com David Bowie no multiplatinado Let’s Dance. Quando sua carreira ao lado do Double Trouble passou a chamar a atenção do mundo, o irmão mais novo de Jimmie foi aclamado como o responsável pela revitalização do blues, tão menosprezado naqueles excessivos anos 80. Alguns até o chamaram de o novo Hendrix e essas bobagens que aparecem quando um talento desponta.

O fato é que Stevie desenvolvia sua técnica em composições próprias e em covers de clássicos do blues e do rock imprimindo a sua personalidade com uma força pouco vista até então. Quem tiver a oportunidade de assistir o vídeo Live at El Mocambo verá uma das melhores versões de Voodoo Child (Slight Return), de Jimi Hendrix, da história.
Enquanto isso, os Fabulous Thunderbirds tornavam-se expoentes do blues texano e, querendo ou não, pegavam certa carona com a fama do irmão mais novo de Jimmie para serem conhecidos mundialmente. Os dois irmãos são feras nas composições e nas guitarras. A voz de ambos tem praticamente o mesmo timbre, e dividem opiniões: ou se adora, ou se odeia.
Os irmãos Vaughan já tinham suas carreiras consolidadas quando resolveram gravar um disco juntos, em 1990. O resultado é a postagem de hoje: Family Style. O título não poderia ser mais apropriado.
O disco foi gravado basicamente em três locais diferentes: Memphis (Tennessee), Dallas (Texas) e New York. Isso porque conta com participações mais que especiais e músicos de primeira linha. Nile Rodgers (Chic) foi o produtor e toca guitarra. Doyle Bramhall segura as baquetas junto com Larry Aberman, além de participar da autoria de diversas músicas do disco. O cast não traz nenhum músico da Double Trouble (banda de Stevie) e nem dos Fabulous Thunderbirds (banda de Jimmie).
Enquanto isso, os Fabulous Thunderbirds tornavam-se expoentes do blues texano e, querendo ou não, pegavam certa carona com a fama do irmão mais novo de Jimmie para serem conhecidos mundialmente. Os dois irmãos são feras nas composições e nas guitarras. A voz de ambos tem praticamente o mesmo timbre, e dividem opiniões: ou se adora, ou se odeia.
Os irmãos Vaughan já tinham suas carreiras consolidadas quando resolveram gravar um disco juntos, em 1990. O resultado é a postagem de hoje: Family Style. O título não poderia ser mais apropriado.
O disco foi gravado basicamente em três locais diferentes: Memphis (Tennessee), Dallas (Texas) e New York. Isso porque conta com participações mais que especiais e músicos de primeira linha. Nile Rodgers (Chic) foi o produtor e toca guitarra. Doyle Bramhall segura as baquetas junto com Larry Aberman, além de participar da autoria de diversas músicas do disco. O cast não traz nenhum músico da Double Trouble (banda de Stevie) e nem dos Fabulous Thunderbirds (banda de Jimmie).
O disco é uma aula de feeling. Foi a primeira vez que ouvi acordeon em um disco de blues. Mas isso também significa que o play está longe de ser purista. É música feita com estilo, sem se prender a rótulos ou fórmulas. O clima de festa está presente por todo lado.
White Boots e Good Texan são cantadas por Jimmie. Percebe-se que o mais velho desenvolve um timbre de guitarra parecido com o de Albert King, enquanto Stevie busca aquele timbre limpo de amp Fender no volume máximo. O bom humor é latente, tanto nas execuções dos instrumentos como nas letras. Confira o vídeo abaixo.
Hillbillies From Outerspace traz o Texas aos nossos ouvidos. Impossível não lembrar de Billy Gibbons e seu ZZ Top. O disco, em si, é uma pérola que não pode faltar na discografia de um bom amante do blues, do rock, das seis cordas, das 88 teclas, dos sopros...
É impressionante o que o DNA pode trazer. Nesse caso, talento absoluto.
Track List
1. Hard to Be
2. White Boots
3. D/FW
4. Good Texan
5. Hillbillies from Outerspace
6. Long Way from Home
7. Tick Tock
8. Telephone Song
9. Baboom/Mama Said
10. Brothers
Stevie Ray Vaughan (vocais e guitarras)
Jimmie Vaughan (vocais, guitarras, lap steel, órgão)
Nile Rodgers (guitarras)
Rockin' Sydney (acordeon)
Steve Elson (saxofone)
Stan Harrison (saxofone)
Richard Hilton (piano, órgão)
Preston Hubbard (baixo acústico)
Al Berry (baixo)
Larry Aberman (bateria)
Doyle Bramhall (bateria)
Tawatha Agee, Curtis King Jr., George Sims, David Spinner, Brenda White-King (backing vocais)

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