domingo, fevereiro 13, 2011

Jimi Hendrix - Live At Woodstock [1999]










Ah Woodstock, como eu queria estar vivo naquela época, talvez uma das melhores coisas inventadas pelos hippies, bom ai vai um album do Jimmy Hendrix ao vivo em Woodstock, pra quem é fã.




Todo tipo de roqueiro, dos mais ao menos entendidos, e até mesmo não-roqueiros que tem um pouco de cultura, já ouviram falar do lendárioWoodstock Music & Art Fair, o icônico festival acontecido no mês de agosto de 1969 na pequena cidade de Bethel, Nova Iorque, durante o auge do movimento hippie em todo o mundo. Mais de 30 artistas, hoje considerados lendas em seus subgêneros, se apresentaram nos três dias para meio milhão de presentes.

Mas se alguém sempre é lembrado por sua apresentação em meio à tantos monstros como Joe Cocker, Janis Joplin, The Who, Mountain, Santana, Johnny Winter e vários outros, este alguém é Jimi Hendrix. O guitarrista, que havia lançado o lendário álbum "Electric Ladyland" naqueles tempos, estava com uma banda nova: Gypsy Suns And Rainbows. A line-up consistia no próprio Jimi no vocal e na guitarra solo, Larry Lee na guitarra rítmica, Billy Cox no baixo (em substituição à Noel Redding), Mitch Mitchell na bateria e Jerry Velez e Juma Sultan na percussão.

A performance do grupo foi, ao mesmo tempo, linda e caótica. Alguns dos caras, incluindo Jimi, estavam sob efeito de drogas, e o conjunto sequer havia ensaiado para a apresentação. Mas a segurança e a experiência que Hendrix e Mitchell já haviam adquirido tocando juntos nos anos anteriores, além da habilidade exorbitante de todos os integrantes, asseguraram um show autêntico, tal como uma grande "jam", onde os improvisos tomavam conta do corpo de várias canções.



O grande momento do concerto, sem dúvidas, foi a execução improvisada de Jimi do hino nacional norte-americano, "A Bandeira Estrelada" ("The Star-Spangled Banner"). Além de representar uma revolução no campo musical, ao incluir efeitos completamente distorcidos e semelhantes à barulhos de explosões, a versão também serviu como crítica aos Estados Unidos, que, em pleno contexto de Guerra Fria, batalhava com a União Soviética para ver quem dominaria o mundo.

Além desse destaque, é importante ressaltar a presença de petardos do cunho de "Spanish Castle Magic", "Fire", "Purple Haze", "Voodoo Child" e o fechamento apoteótico com "Hey Joe", bem como as várias improvisações que tornam o concerto incontestavelmente único.



O registro, em si, não consta na discografia oficial de Jimi Hendrix. Mas é como uma bootleg oficial, porque a performance foi compilada por Janie Hendrix, Eddie Kramer e John McDermott, que são irmã, engenheiro de som em estúdio e amigo pessoal do guitarrista, respectivamente. A qualidade de som, por sinal, está excelente, já que o áudio foi retirado da mesa de som e foi muito bem tratado para seu lançamento, 30 anos depois do lendário concerto.


CD 1:
01. Introduction
02. Message To Love
03. Hear My Train A'Comin
04. Spanish Castle Magic
05. Red House
06. Lover Man
07. Foxy Lady
08. Jam Back At The House

CD 2:
01. Izabella
02. Fire
03. Voodoo Child (Slight Return)
04. Star Spangled Banner
05. Purple Haze
06. Woodstock Improvisation
07. Villanova Junction
08. Hey Joe

Jimi Hendrix - vocal, guitarra
Larry Lee - guitarra base
Billy Cox - baixo, backing vocals
Mitch Mitchell - bateria
Juma Sultan - percussão
Jerry Valez - percussão



Nenhum comentário:

Postar um comentário