domingo, fevereiro 13, 2011

Motörhead - On Parole [1979]



torhead-On-Parole-229843.jpg" width="308" />"On Parole" tem uma história um tanto quanto curiosa. Como todos os fãs da banda sabem, Lemmy era do Hawkwind, antes de formar o Motörhead. E por Lemmy ter uma associação com o Hawkwind, ele ainda pertencia ao cast da gravadora United Artist, lá por 75 e 76, quando o Motörhead foi formado. Sendo assim, decidaram entrar no estúdio para gravar "On Parole", que seria seu álbum de estréia.

Assim que "On Parole" começou a ser gravado, já houve mudanças na formação: o baterista original, Lucas Fox, foi substituído por Phil "Philty Animal" Taylor, que acabou regravando a bateria de algumas músicas de Lucas Fox, e Larry Wallis, guitarrista original, decidiu sair quando o "Fast" Eddie Clarke foi convidado para fazer algumas bases. Larry não gostou da idéia de ter dois guitarristas na banda e saiu no meio das gravações. Taí o motivo de no LP ter dois guitarristas creditados. Só não lembro em quais faixas o Fast Eddie tocou guitarra nem em quais o Larry que tocou...

O álbum foi gravado, então, mesmo com essas mudanças na formação. Mas, como os caras da United Artist eram uns frescos do caralho, acabaram não aprovando o álbum e ele ficou mofando nos arquivos até 1979, quando a gravadora decidiu lançar o álbum ao ver que o Motörhead estava fazendo um relativo sucesso com os álbuns "Bomber" e "Overkill".

Depois das gravações desse álbum e alguns shows que foram bem ruins, eles quase (quase) acabaram, porém, decidiram gravar um single (que teria as músicas "Motörhead" e "City Kids") para ao menos deixar um registro sonoro. Felizmente, o resultado desse single foi tão bom que eles decidiram gravar um álbum e daí saiu o "Motörhead" em 1977, e a partir daí, todos já sabem...

Quanto ao álbum em si, "On Parole" apresenta um Motörhead um tanto quanto diferente do que o que estamos habituados a ouvir, mas não por isso deixa de ser bom. Pelo contrário, eu acho o "On Parole" um dos melhores discos da banda. O Motörhead apresentado aqui mostra muita influência do rock dos anos 70 e também uma certa influência punk, e canções mais lentas e mais "toscas" em relação ao que a banda gravou depois. Porém, o som já é cru e tem a sua agressividade. Não sei porque diabo os caras da UA não curtiram esse álbum. Deviam ser uns frescos do caralho!

Enfim, pra quem não tem esse registro, vale a pena baixar! Porém não recomendo pra quem quer conhecer o Motörhead. Recomendo pra quem já curte mesmo! Destaques para "Motörhead", "On Parole" (música GENIAL), "Vibrator", "Iron Horse/Born to Lose" (que aqui apresenta uma versão BEM diferente, porém mesmo assim muito legal), "City Kids" e o cover de "Leaving Here", que eu não sei de quem é, mas sei que é cover...hahahaha.



1. Motörhead
2. On Parole
3. Vibrator
4. Iron Horse/Born to Lose
5. City Kids
6. The Watcher
7. Leaving Here
8. Lost Johnny
9. Fools
10. On Parole (versão alternativa)*
11. City Kids (versão alternativa)*
12. Motörhead (versão alternativa)*
13. Leaving Here (versão alternativa)*

* = faixas bônus








Nenhum comentário:

Postar um comentário